4 anos do CREDEQ – Esporte ajuda na reabilitação
25 junho 2020
Os exercícios físicos diários são uma das principais ferramentas no processo de reabilitação dos pacientes do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy). O esporte, além de motivar todos os benefícios físicos das atividades, ainda permite que habilidades sociais apresentadas nos grupos de psicoeducação sejam executadas.
As competências apresentadas nos coletivos pelos psicólogos são postas em prática durante as atividades e jogos poliesportivos, por exemplo. Os profissionais da área esclarecem que são apresentadas diversas práticas, como a relação interpessoal, a comunicação, o gerenciamento de emoções e a assertividade. Na musculação, a prática da civilidade e da cidadania sempre são lembradas no momento em que é executada a atividade.
No xadrez, por sua vez, pode-se trabalhar a resiliência e resolução de problemas. As informações são do educador físico Alex Correia Fernandes. Há, também, o trabalho em grupos multiprofissionais, onde duas ou mais áreas se articulam, com o propósito em trabalhar um a competência específica, de maneira prática, por meio de jogos, dinâmicas, filmes e brincadeiras.
Além das habilidades sociais, de acordo com o educador físico, é salutar destacar as melhorias nas partes fisiológicas e psicológicas, oferecidas pelo exercício físico. Entre as recuperações estão as valências físicas, a força, a resistência, a potência, etc., bem como o controle de ansiedade, o aumento da autoestima, dentre outros fatores psicológicos.
O CREDEQ – Prof. Jamil Issy oferece uma completa estrutura a seus pacientes para a prática de esportes, com campo society, quadra poliesportiva, duas piscinas, três academias, além de salas e os pátios internos de cada núcleo. Para estimular os pacientes, anualmente, são realizadas as olimpíadas internas do Centro. Neste evento, que é gerador de confraternização, são desenvolvidas diversas modalidades, onde pacientes e colaboradores participam.