CREDEQ dá dicas para controlar transtornos mentais
22 setembro 2020
A rigidez do isolamento social suavizou, mas não foi suspensa. Ainda é preciso cuidado e respeito aos mais vulneráveis. Nessa ótica, o Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), continua com seus vídeos, produzido a partir de entrevistas com seus profissionais médicos e da assistência, visando orientar a manutenção na qualidade de vida intelectual e emocional.
Os conteúdos dos vídeos estão amparados na campanha do Setembro Amarelo, cuja finalidade e a prevenção ao suicídio, e no propósito em minimizar as sequelas mentais resultantes do isolamento social provocado pela pandemia do novo coronavírus. No audiovisual atual, a psicóloga clínica do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, Ludmila Rocha fala sobre as dificuldades impostas pela rotina atual e orienta aos que sofrem com ansiedade ou depressão.
Considerada como o mal do século, a depressão atinge cerca de 5,8 % da população brasileira. Esse percentual está acima da média mundial que é de 4,4%, conforme dados da Organização Mundial de Saúde (OMS). A ansiedade, por sua vez, tornou-se uma verdadeira epidemia no Brasil. É o país com o maior número de pessoas ansiosas do mundo: 18,6 milhões de brasileiros, ou cerca de 9,3% da população sofrendo com o transtorno.