CREDEQ faz ressignificação dos laços familiares
7 dezembro 2020
Festa de Natal necessariamente é celebração familiar. Uma ocasião que desperta reflexões sobre como se está conduzindo a vida e como se está lidando com os semelhantes. É da natureza do momento. Essas meditações, assim como as relações sociofamiliares, para as Vítimas de Substâncias Psicoativas (VSP) tende a suscitar fragilidades emocionais, assim como sensações e pensamentos conturbados.
Neste contexto, os profissionais do Setor de Assistência do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), têm desenvolvido atividades com os pacientes internados com o intuito de ressignificar valores, sonhos e brio pessoal, como a finalidade que sejam restabelecidos novos laços entre os pacientes, seus familiares e a sociedade.
Uma dessas ações, aconteceu, no início de dezembro, no Núcleo Masculino 1, nos períodos matutino e vespertino, do último dia 2, sob a coordenação da supervisora multiprofissional, Ludmila Rocha. A prática foi executada pelos psicólogos Catarino de Oliveira e Bruno de Amaral.
As dinâmicas buscam dar nova interpretação e olhar à vida. Um vislumbre diferente sobre si mesmo, reconstruindo vínculos e relações. Este ano, trouxe a todos desafios imensuráveis, incertezas e algumas vezes dor e tristeza. “Precisamos entender que se chegamos até aqui nós somos vitoriosos”, comenta Bruno de Amaral.