CREDEQ promove capacitação sobre a importância dos EPIs na proteção dos profissionais da Saúde
22 outubro 2021
Nos últimos anos os Equipamentos de Proteção Individual, (EPIs), têm feito parte da rotina do cidadão comum, as máscaras de proteção respiratória, se tornaram itens indispensáveis ao sair de casa, semelhantes a carteira, celular ou chave do carro, a importância desses equipamentos se maximiza drasticamente no contexto dos profissionais da saúde.
Ponderando sobre essa condição o Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, unidade Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy). Realizou na quarta-feira, dia 20, a palestra: Importância do Uso de EPI, ministrada pela enfermeira Isabela Pereira de Oliveira, na sala de treinamento do ambulatório infantojuvenil.
A capacitação ressaltou sobre os riscos que os profissionais da saúde sofrem devido a exposição e possíveis contatos com agentes biológicos patogênicos, para reduzir esses riscos é fundamental disponibilizar medidas profiláticas eficazes que incluem vacinação, uso de agentes antimicrobianos, adoção de medidas sanitárias e muitas outras ações que visem a segurança dos profissionais, entre elas destaque para os EPIs.
Mascaras, luvas de borracha, óculos, protetores faciais, capote, calçados fechados impermeáveis, podem ser o diferencial entre um agente de saúde provedor de cuidados e uma nova vítima infectada.