CREDEQ realiza ações no Setembro Amarelo
14 setembro 2020
De acordo com estudos realizados pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), 17% dos brasileiros, em algum momento de suas existências, pensaram, seriamente, em dar um fim à própria vida. Deste universo, 4,8% chegaram a formular um plano para isso.
É justamente é essa realidade que justificou a institucionalização do Dia 10 de Setembro como o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. A data motivou a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), em parceria com o Centro de Valorização da Vida (CVV) e com o Conselho Federal de Medicina (CFM), a organizar, desde 2015, o Setembro Amarelo, um mês com ações voltadas a prevenção ao suicídio.
Essa é uma campanha de extrema importância, uma vez que o suicídio é um problema grave de saúde pública e que, muitas vezes, pode ser evitado. É nessa realidade que o Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), não só participa da campanha, mas também promove, durante todo o mês, diversas atividades voltadas à discussão do tema.
Um exemplo é que todas as sextas-feiras acontece o Louvorzão, uma reunião ecumênica cristã, aberta aos pacientes e colaboradores. No último dia 11, a celebração aconteceu no Núcleo Masculino 1. Além das ministrações e momentos de louvor houve uma dinâmica, quando se abordou a valorização da vida e a importância da união para combater os momentos de crise.
Durante todo o mês estão previstas diversas atividades voltadas ao debate e conscientização do tema. Entre as ações, o Grupo de Cidadania exporá, junto aos pacientes, como se é possível prevenir o suicídio, sendo essencial que as pessoas que conheçam esse problema entendam a necessidade de ajudar quem está passando por ele e que as pessoas que estão com esse tipo de pensamento entendam a importância de buscar ajuda. A Diretoria Técnica realizará, ainda, em parceria com o HGG, uma série de lives no Instagram. O Grupo Terapêutico, também, realizará palestras aos pacientes e colaboradores do CREDEQ – Prof. Jamil Issy.