Início / NOTÍCIAS / Emater entrega certificados a pacientes do CREDEQ

Emater entrega certificados a pacientes do CREDEQ


9 agosto 2019

O escritório aparecidense da Agência Goiana de Assistência Técnica, Extensão Rural e Pesquisa Agropecuária (EMATER) entrega, na segunda-feira, dia 12 de agosto, certificados de conclusão do Curso Olericultura a 30 pacientes em processo de reabilitação contra a dependência química internados no Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), na produção e exploração de hortaliças.

O evento, que é promovido pela Gerência Multiprofissional, acontece às 9 horas, no Anfiteatro de Musicoterapia do Núcleo Masculino 1. “O objetivo do curso da Olericultura é a reinserção social, por meio da capacitação técnica que promove a ampliação das possibilidades de auto sustentação financeira com maior autonomia do indivíduo na sociedade”, completa o Supervisor Multiprofissional, Olímpio Teodoro Rosa Junior.

A Emater é responsável pelo suporte profissional, o qual auxilia e orienta a implantação do projeto e cursos profissionalizantes, nos quais os pacientes aprendem técnicas de horticultura, pelas quais poderão auxiliá-los no processo de reinserção social e no mercado de trabalho. A participação nessa terapia é opcional, pois se é respeitada a restrição de cada paciente, fazendo com que o projeto terapêutico singular do paciente esteja em constante adaptação.

O curso foi ministrado, entre os dias 15 e 23 de julho, pelo engenheiro agrônomo é Antônio Ribeiro de Campos, responsável pela unidade aparecidense da Emater, que distribuiu os interessados em três turmas. As aulas práticas e teóricas aconteceram sempre entre 9 e 12 horas.

Com o aumento da demanda por alimentos cada vez mais saudáveis, naturais e cultivados em sistemas de produção sustentáveis, as olerícolas têm ganhado espaço nas unidades familiares, principalmente. Uma vez que, tais culturas possuem ciclos biológicos consideravelmente curtos, o que proporciona mais de um cultivo por ano, consequentemente, gera uma boa rentabilidade em pequenas áreas quando comparado a grandes culturas, como, por exemplo, soja e milho.

O cuidado diário de uma horta faz parte projeto terapêutico do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, com o propósito de auxiliar no processo de reabilitação dos pacientes. Em outubro de 2016, teve início a produção de hortas, com a criação de 12 canteiros com aproximadamente quatro metros cada. Esse volume, atualmente, está triplicado. As hortas são cultivadas em função de cada Unidade Terapêutica Residencial (UTR). São cultivadas hortaliças, tubérculos e plantas medicinais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

7 outubro 2024

Ação Movimenta Equipe de Enfermagem no CRESM

4 outubro 2024

Segunda Edição do Sarau Amarelo no CRESM Promove Valorização da Vida

30 setembro 2024

CRESM recebe visita técnica de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína (To).

21 setembro 2024

Psiquiatria em Cena: projeto do CRESM reflete a prática clínica por meio do cinema

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress