Esportes contra o estresse mental e físico
17 setembro 2020
O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), está engajado em ações voltadas à campanha do Setembro Amarelo, cuja finalidade (prevenção ao suicídio) foi mesclada a campanha que a instituição lançou no mês de agosto, para minimizar as sequelas mentais resultantes do isolamento social gerador de instabilidades emocionais, resultante da pandemia do novo coronavírus.
De acordo com a educadora física do CREDEQ – Prof. Jamil Issy Angelita Coelho, pesquisas comprovam que participar de atividades esportivas, entre três e cinco vezes por semana, ao menos por 30 minutos, gera enormes benefícios. Neste segundo vídeo, Angelita Coelho fala sobre diversos temas que permeiam o isolamento social e a campanha setembro amarelo.
As práticas esportivas são recomendadas por basicamente por todos os profissionais da saúde, a todas as pessoas, independente da faixa etária. Elas contribuem para o controle do peso corporal, melhoram do condicionamento físico e auxiliam na prevenção de doenças.
Além dos benefícios físicos, os esportes são excelentes aliados para a saúde mental, servindo como antidepressivo natural, além de melhorar o humor e a autoestima, reduzindo estresse, aumentando a concentração, melhorando o sono, gerando confiança, entre outros benefícios.