Horta terapêutica e profissionalizante do CREDEQ
19 novembro 2021
O projeto terapêutico do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy, oferece aos seus internos a capacitação para o cultivo de legumes e hortaliças, os alimentos lavrados pelos próprios pacientes, são oferecidos aos seus parentes durante as visitas, enriquecem as suas refeições e são comercializados dentro da unidade para os colaboradores, o valor arrecadado e reinvestido na manutenção do projeto.
A produção atual conta com quatro variedades de alface: americana, crespa, manteiga e bailarina, além de rúcula, espinafre, rabanete e cheiro verde, todos cultivados pelos pacientes do CREDEQ – Prof. Jamil Issy.
A Terapeuta ocupacional e supervisora multiprofissional do CREDEQ – Prof. Jamil Issy, Bárbara Lima, comenta que, a atividade está repleta de benefícios pois promove a melhoria da autoconfiança, autoestima, aumenta a capacidade de concentração e observação, estimula o desenvolvimento de uma série de novas habilidades, a exemplo: o aprimoramento da percepção sensorial, promove disciplina e organização quanto a divisão de tarefas, desenvolve relacionamentos interpessoais, além de auxiliar na redução de quadros de ansiedade.
Além dos inúmeros benefícios terapêuticos, outro aspecto benéfico que se destaca é a qualificação profissional que a atividade promove aos pacientes, visando o retorno e permanência dos mesmos ao mercado de trabalho, intencionando a geração de renda.