Janeiro Roxo é tema de palestra no CREDEQ
10 março 2021
O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), promoveu aos seus colaboradores na sexta-feira (29/01), a Capacitação -Tuberculose / Hanseníase, ação voltada a campanha Janeiro Roxo, mês dedicado à conscientização, prevenção e tratamento precoce da hanseníase.
Ministrada pela enfermeira Isabela Pereira de Oliveira, a preleção foi aberta a todos os colaboradores da unidade, temas como, sinais da doença, seus sintomas, formas de identificá-la, tratamento e cura foram abordados no encontro.
A hanseníase antigamente era conhecida como lepra, uma doença contagiosa, a transmissão se dá por meio de contato com gotículas de saliva ou secreções nasais, a falta de tratamento gera manchas no corpo, alterações na sensibilidade ao calor e frio, e nos casos mais severos pode gerar incapacidades e deformidades físicas.
O diagnóstico e o tratamento são oferecidos gratuitamente pela rede pública de saúde, o mês de janeiro chegou ao fim mas os cuidados com a saúde não podem cessar.