Nossa Identidade
O Projeto CREDEQ não é apenas inovador em seu conceito, mas homenageia o pioneirismo de quem dedicou sua vida aos estudos, às pesquisas sobre substâncias psicoativas (toxicologista) e ao combate às drogas.
Fundador da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal de Goiás (FF/UFG), Jamil Issy foi professor universitário, farmacêutico, diretor-geral FF/UFG, Pró-Reitor da UFG, assim como palestrante, escritor especializado e componente dos Conselhos Municipal e Estadual de Entorpecentes e de Farmácia.
Faleceu na manhã do dia 15 de novembro de 2010, por falência múltipla dos órgãos e insuficiência renal. Há época tinha 82 anos e era casado, há 53 anos, com Stella Maria Nasser, sobrinha do senador Alfredo Nasser, com quem teve quatro filhos – Alfredo Nasser, Marlise, Marcelo e Patrícia.
Uma das obras literárias mais marcantes do também orador Jamil Issy é Drogas – Causas, efeitos e prevenção, produzida em parceria com o professor Luís Augusto Perillo e que chegou a sua 5ª Edição. Uma obra de fácil leitura e permeada pelo didatismo.
Jamil Issy, que nasceu na goiana cidade de Vianópolis, em 31 de março de 1929, era filho de imigrantes libaneses, dos quais herdou um refinado amor à disciplina e aos princípios éticos. Em suas palestras sempre fazia questão de lembrar os desejos paternos: “Jamais rir-se do patriotismo, não se guiar pelos interesses, não temer o sacrifício e compreender a fé luminosa”.
Ao ser homenageado pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC/GO), por meio da Liga Acadêmica de Dependência de Substâncias no Ministério Público (LADS) durante a Jornada da Cidadania 2009, Jamil Issy afirmou: “Momentos há na vida do homem em que qualquer que seja a sua posição, a alma está sempre de joelhos, agradecendo, não a um ato formal de honraria, mas a toda uma vida em que tenho recebido mais do que eu pretendia ter merecido”, demonstrando inequívoca humildade e generosidade.
Jamil Issy, também, contribuiu com os diversos setores da sociedade para um caminho seguro e livre das drogas. Especialmente ao Programa de Atenção Integral à Saúde do Policial Militar (PAISPM), coordenado pelo Serviço Social da Polícia Militar de Goiás.