Novembro Azul Palestra: Saúde do Homem
24 novembro 2021
O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), realizou na manhã da segunda-feira, dia 22, a palestra Saúde do Homem, em alusão a campanha Novembro Azul, mês mundial de combate ao câncer de próstata, a palestra foi conduzida pela enfermeira especialista em saúde pública, Nara Borges.
O tom cômico, marca registrada de suas palestras esteve presente mais uma vez, o discurso irreverente serviu de cabo condutor para abordar temas sérios e que merecem a devida atenção dos homens, o câncer de próstata é o segundo tumor com maior incidência entre os homens, perdendo apenas para o câncer de pele, estudos apontam que um a cada seis homens terá câncer de próstata em algum momento da vida.
A próstata é uma glândula presente apenas nos homens, localizada na parte baixa do abdômen. É um órgão pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto (parte final do intestino grosso). Estima-se que por ano mais de 65 mil novos são identificados no Brasil. O surgimento desse câncer é mais comum em homens de ascendência africana ou com mais de 65 anos, porém nos últimos anos o alerta de risco reduziu para quem tem 50 anos e para quem possui histórico familiar.
A exposição incentivou os homens presentes a procurarem um especialista e manter as avaliações periódicas atualizadas, as chances de recuperação chegam a 90% quando a doença é diagnosticada precocemente. Nara Borges destacou alguns sintomas que podem acusar anomalias na próstata, fique atento aos sintomas.
- Sensação de que sua bexiga não se esvaziou completamente e ainda persiste a vontade de urinar.
- Dificuldade para interromper o ato de urinar.
- Urinar em gotas ou jatos sucessivos.
- Necessidade de fazer força para manter o jato de urina.
- Vontade incontrolável de urinar, mesmo quando a bexiga não está cheia.
- Sensação de dor na parte baixa das costas ou na pélvis (abaixo dos testículos).
- Problemas em conseguir ou manter a ereção.
- Sangue na urina ou no esperma (esses são casos muito raros).
- Dor durante a passagem da urina ou nos testículos.
- Ejaculação dolorida.
- Dor lombar, na bacia ou nos joelhos.
- Sangramento pela uretra.