Início / NOTÍCIAS / Oficina de Marcenaria do CRESM Promove Reinserção Social dos Pacientes

Oficina de Marcenaria do CRESM Promove Reinserção Social dos Pacientes


9 junho 2023

O Complexo de Referência Estadual em Saúde Mental, Prof. Jamil Issy – CRESM, Oferta aos seus pacientes em regime de internação cursos e capacitações na área de marcenaria, a unidade possui uma oficina completa para produção e manipulação de peças em madeira.

Sob coordenação da gerência multidisciplinar do CRESM, o curso de marcenaria básica é ofertado para os internos do núcleo masculino e feminino, as aulas se dividem em módulos práticos e teóricos, fornecendo orientações para a produção de peças artesanais de jardinagem, utensílios domésticos e decorativos.

Esta atividade promove diversos benefícios terapêuticos, visto que conexões entre os neurônios são criadas quando o cérebro é estimulado pelo aprendizado de novas atividades, CRESM – Prof. Jamil Issy. A atividade auxilia na recuperação das suas capacidades funcionais e sociais.

Outro aspecto de extrema importância relacionado à esta atividade são os seus benefícios de ressocialização, o uso de entorpecentes impacta todos os aspectos da  vida dos usuários, um setor que é bastante prejudicado são os seus relacionamentos profissionais,  o CRESM – Prof. Jamil Issy, entendendo essa problemática, investe em atividades que promovam a reinserção social dos internos quanto ao mercado de trabalho, a capacitação em marcenaria é um desses exemplos, pois promove novas oportunidades de ocupação, podendo ser utilizada como uma nova fonte de renda.

O CRESM, possui um amplo programa voltado à reinserção social dos seus pacientes, são diversas capacitações que visam proporcionar novas oportunidades no mercado de trabalho.

A capacitação é ministrada por Delúbio Ribeiro Mendes oficineiro da unidade, o curso possui duração de 40 horas e forma ajudantes de marcenaria, a turma atual possui nove alunos que estão recebendo lições que vão além do conhecimento sobre maquinário e produção e finalização das peças, a logística básica é discutida, preparo, cuidados com o fluxo de produção e orientações sobre comercialização do produto final são apresentados, informou o instrutor.

Outra característica nobre desta capacitação é uso contínuo de materiais recicláveis, peças que seriam descartadas são reaproveitadas e se transformam em novos objetos, essa mentalidade reforça nos pacientes a importância de se reinventar, buscar sempre uma nova e melhor versão de si próprio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

13 setembro 2024

NSP do CRESM distribui rosas amarelas em apoio à Campanha Setembro Amarelo

12 setembro 2024

CRESM Inicia Capacitação “O Legado do Líder”

11 setembro 2024

Revisitação Planejamento Estratégico CRESM 2024

6 setembro 2024

Pacientes do Núcleo Feminino do CRESM Participam de Curso de Pintura em Tecido com o Senar Goiás

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress