Início / NOTÍCIAS / Pacientes encenam peça de alerta sobre suicídio

Pacientes encenam peça de alerta sobre suicídio


20 setembro 2018

Pacientes do Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), com o apoio da equipe de Psicologia do Núcleo Feminino, encenam peça teatral alertando sobre suicídio. A ação integra o calendário do CREDEQ – Prof. Jamil Issy sobre o Setembro Amarelo.

A vivência acontece às 10 horas, desta sexta-feira, dia 21 de setembro, no hall do Núcleo Feminino. A ação é destinada a todos colaboradores da unidade de saúde. De acordo com a Supervisão de Psicologia o objetivo da peça teatral é sensibilizar e conscientizar o público ao reconhecimento dos sinais de risco ao suicídio e o acesso ao auxílio psicossocial.

Simultaneamente, a equipe do Núcleo de Ensino e Pesquisa e da Supervisão do Serviço Social continuam a distribuição de uma cartilha que prioriza a prevenção. A cada morte, pelo menos seis pessoas são impactadas diretamente. Em 2015, o suicídio foi considerado a 2ª maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no mundo, causando maior mortes nas guerras e assassinatos juntos. Somente no Brasil, 32 pessoas comentem suicídio diariamente. Taxa superior às vítimas da AIDS e da maioria dos tipos de câncer. Pelo menos o triplo de pessoas tentou tirar a própria vida e outras chegaram a pensar em suicídio.

Apesar de números tão alarmantes, o assunto, de acordo com o diretor Tiago Oliveira, ainda é tratado como tabu. “O que é um equívoco. Evita-se o assunto, o que só colabora para seu aumento dos casos, pois as pessoas muitas vezes não sabem que podem procurar ajuda”, adverte o médico psiquiatra.

A Campanha Setembro Amarelo é realizada no Brasil anualmente desde 2014, por iniciativa da Associação Brasileira de Psiquiatria, em conjunto com o Conselho Federal de Medicina. O foco central campanha é a necessidade de identificação dos sinais que um suicida emite, da prevenção e das ações de apoio ao paciente no interior dos lares e locais de trabalho, e, principalmente, o encaminhamento à terapia especializada.

 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

7 outubro 2024

Ação Movimenta Equipe de Enfermagem no CRESM

4 outubro 2024

Segunda Edição do Sarau Amarelo no CRESM Promove Valorização da Vida

30 setembro 2024

CRESM recebe visita técnica de representantes da Secretaria Municipal de Saúde de Araguaína (To).

21 setembro 2024

Psiquiatria em Cena: projeto do CRESM reflete a prática clínica por meio do cinema

Prestação de Contas

Acessar

Fale conosco
Ouvidoria

Acessar

Compliance

Acessar

Acesso à Informação Organizações sociais

Acessar
plugins premium WordPress