Três palestras marcam o Outubro Rosa no CREDEQ
17 outubro 2018
Três palestras com histórias distintas, mas enfoques convergentes, marcam, no Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química, em Aparecida de Goiânia (CREDEQ – Prof. Jamil Issy), a campanha de alertar às mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e mais recentemente sobre o câncer de colo do útero.
As preleções dos dias 18 e 20 estão sob a responsabilidade da Gerência de Enfermagem e serão comandadas pela enfermeira Francyara Andrea, com foco nas pacientes internadas, assim como em todos as parentes femininas que realizarem a visita familiar do sábado. A exposição de sexta-feira (19) será realizada pela advogada Ediane Elias Fernandes, em Goiânia, que foi diagnosticada com câncer mamário em novembro de 2017. Esta palestra, que é organizada pela Gerência de RH, terá por público as colaboradoras do CREDEQ – Prof. Jamil Issy.
A palestra para as pacientes acontece no hall de convivência do Núcleo Feminino. As duas outras exposições terão lugar na Sala de Treinamento (STO3), do Ambulatório Infantojuvenil. Todos os três eventos acontecem entre 9 e 10 horas. No de sexta, as funcionárias serão brindadas com um momento da beleza, no qual expositoras e profissionais da beleza realizarão maquiagem e tratamento da pele, com produtos da Mary Kay.
Segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, depois do de pele não-melanoma, correspondendo a 28% dos casos novos a cada ano. A campanha do Outubro Rosa foi desenvolvida pelo Ministério da Saúde no início dos anos 1990, com o intuito de compartilhar informações sobre a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama. O símbolo desta campanha é um laço rosa, cor que simboliza a mulher.